quinta-feira, 10 de junho de 2010

Para hoje, para sempre... Gol histórico no dia da Copa! Vitória no Congresso Nacional! Aprovado os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação!

A quinta-feira já pensava em amanhecer na África do Sul, o país da Copa, na véspera da festa de abertura do maior evento esportivo do mundo. No Brasil, os estudantes acompanhavam atentos, como a um jogo da seleção, a votação no plenário do Senado Federal que adentrou a madrugada. Por volta das 3h da manhã do dia 10 de junho de 2010, após mais de 11 horas de discussões, os senadores aprovaram -por 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção- a criação do Fundo Social do Pré-sal. O gol, de placa, que entrou para a história, veio com a aprovação da “emenda da UNE”, que determina que 50% dos recursos deste Fundo sejam destinados exclusivamente ao financiamento da educação pública superior e básica, área considerada pela entidade como estratégica para o desenvolvimento do país

Das 35 emendas apresentadas ao substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal (PLC 7/10), oito foram acatadas. Entre elas, a “emenda da UNE”, como ficou conhecida a proposta que destina 50% dos recursos do fundo social para a educação. A emenda determina ainda que, do total, 80% dos recursos precisam ser aplicados na educação básica.

“Essa é a vitória de uma geração. Após a conquista do volto aos 16, essa foi a nossa maior vitória. Precisamos reafirmar o nosso posicionamento na Câmara Federal para que consigamos a sansão presidencial. E essa mobilização tem de ser feita de forma maciça pelo Movimento Estudantil e a juventude brasileira, para que o Presidente Lula se sensibilize com essa necessidade e não vete os 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação”, convocou o presidente da UBES, Yann Evanovick.

"A conquista de 50% do Pré-Sal pra Educação é motivo de muita comemoração para a ANPG. Há muito estamos construindo essa campanha em conjunto com a UNE e a UBES. É hora do Brasil pagar de uma vez por todas, a dívida histórica com a Educação. A expectativa agora é pra que haja investimentos em Conhecimento Científico, através do aumento de bolsas de Iniciação Científica, por exemplo. Popularizar a ciência no Brasil é necessário! A batalha das entidades estudantis continua", destacou a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo.

Mobilização nacional
A luta histórica dos estudantes foi fruto de ampla mobilização nacional. As entidades organizam, desde o ano passado, série de ações que desencadearam grande campanha em defesa do Pré-sal e da educação brasileira. Além de panfletos, camisas, adesivos, cartazes e cartilhas, UNE, UBES e ANPG ocuparam as ruas de Brasília com três passeatas. Em novembro do ano passado milhares de estudantes tomaram a Esplanada do Ministério, cena repetida durante a tradicional jornada de lutas no mês de março de 2010 e no último dia 20 de maio.

Desde o início desta semana, diretores das entidades provocaram intenso corpo corpo junto aos parlamentares com objetivo de pressionar e cobrar o comprometimento de cada um com a educação brasileira. As entidades criticaram veementemente o primeiro relatório divulgado na terça-feira pelo governo, que descaracterizava o objetivo do Fundo Social ao propor que os recursos deveriam ser destinados a diversas áreas, sem dizer claramente qual a prioridade.

Movimento ganhou apoio dos senadores
Durante toda a quarta-feira, os estudantes realizaram uma Blitz no Congresso Nacional. O movimento construído no plenário foi tão grande e sólido que a UNE conseguiu reverter a redação do projeto e garantir os 50%. As entidades organizaram também uma “guerrilha virtual” por meio das redes sociais. Milhares de mensagens foram enviadas para todos os senadores, via twitter, o que gerou o compromisso público de muitos deles com a votação favorável à emenda. Apoiaram os estudantes os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Inácio Arruda (PcdoB-CE), Ideli Salvatti (PT-SCE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Valadares (PSB-SE) , entre outros.

O presidente da UNE, que ficou até o fim da votação desta madrugada no Senado Federal, conversando com os parlamentares sobre a importância dos 50% para a educação, celebra a vitória como uma conquista de todo o povo brasileiro. Para ele, o momento histórico desta quinta-feira não é para ser comemorado apenas por esta geração.

“Fiz questão de ficar até o último minuto da votação. Conversei com cada parlamentar. Mostrei a importância da nossa emenda para o futuro do nação. Fiquei realmente muito emocionado quando conseguimos a aprovação. É o sonho geracional de transformação do país. Vamos garantir um futuro melhor para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos. O patrimônio de uma nação são os seus cidadão. Educar o nosso povo é a maior herança que o país pode deixar para toda as próximas gerações. Esse é o caminho para nos transformamos em uma grande nação soberana”, disse.

Pressão continua pela promulgação da emenda
Para a UNE, no entanto, a vitória não está concretizada. Junto com a UBES e a ANPG, a entidade permanecerá em estado de alerta e concentrada na decisão da Câmara Federal. O objetivo é manter toda a sua rede atenta aos próximos movimentos no Congresso Nacional para que a vitória dos estudantes não seja revertida pelos deputados.

"Agora, vamos lutar da mesma forma e com muito mais mobilização em cada canto do Brasil pela promulgação da emenda. Estou confiante que após a vitória de ontem ninguém segurará os 50 % do Pré-sal. Inclusive, vamos procurar o presidente Lula para que ele não vete a nossa emenda”, afirma o presidente da UNE.

Fonte: www.une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário