quarta-feira, 20 de julho de 2011

Congresso da UNE: Nossa força e nossa voz

2005. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Brasília. Saudações A Quem Tem Coragem. Guri do Grêmio Estudantil descobre que nossos sonhos podem ser realizados, que vale a pena sonhar.

2007. UBES. Goiânia. Todo Mundo Pra Rua Aumentar o Som. Dirigente da UENH aprende como é organizar a bancada, fazer com que outros estudantes também percebam que vale a pena sonhar.

2009. UBES. Belo Horizonte. Arrastando Toda a Massa. Estudante no final do curso técnico e recém saído da presidência da UENH que não sabe se consegue entrar na universidade e tampouco sua próxima tarefa de militância. Nostalgia e esperança.

2011. União Nacional dos Estudantes - UNE. Goiânia. Transformar o Sonho em Realidade. Estudante de Jornalismo, bolsista do ProUni que sente todas as sensações anteriores mais intensamente.
Talvez existam poucos momentos tão propícios para a construção do país que a juventude quer como os Congressos da UBES e da UNE. Milhares de estudantes estiveram reunidos entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia para lutar pelo Brasil e pela educação. Milhares de estudantes dispostos a transformar o sonho de nossa geração em realidade.

Alguns dizem que a UNE não luta mais, que não é mais a mesma. Digo que luta sim, embora não seja a mesma. O mundo mudou, nós também. A UNE não precisa mais lutar contra o regime militar, mas sim pela abertura dos arquivos da ditadura. Não precisa mais lutar para ser ouvida pelo presidente, mas sim fazer pressão para que suas bandeiras sejam implementadas. Não dialoga com apenas 1% da população - que estava na universidade há algumas décadas, mas sim com milhões de estudantes universitários de todo o Brasil!

10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação são as principais bandeiras aprovadas no Congresso, mas acredito que a principal contribuição da UNE seja o brilho nos olhos daqueles que aprendem que lutar vale a pena, que é possível sonhar, que nossa juventude não se cansa, que estamos no caminho certo. Talvez a maior contribuição da UNE seja a renovação da esperança para a juventude brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário