terça-feira, 1 de dezembro de 2009

16° Congresso da UENH: a maior das vitórias.

No final de 2008 e durante 2009, estivemos presentes em muitas lutas. Mas sem dúvida alguma, as maiores foram aquelas que travamos com nós mesmos. Crescemos e nos desafiamos cada dia a reiventar a maneira com que construímos o movimento estudantil. Para a União dos Estudantes de Novo Hamburgo, o objetivo maior sempre foi aproximar muitos estudantes de nossas bandeiras. Como diriam alguns: "ganhar corações e mentes!"
Iniciamos a gestão "Levanta a Tua Bandeira" com o intuito de abrir um novo ciclo para a UENH, mais próxima dos estudantes, mais forte, mais ousada. Com a participação de todos os estudantes.
Como naquilo que é "novo" sempre permanece características do "velho", tivemos que nos policiar para conseguir atingir nossos objetivos. A batalha foi dura.
Marcamos presença na construção e divulgação do PROJOVEM ADOLESCENTE e URBANO, participamos e ajudamos a organizar inúmeros seminários para debater a participação do jovem e política pública para a juventude. Estivemos envolvidos com a criação do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude.
Fortalecemos a influência política da entidade através da participação de diversos debates, sobre Transporte Público, Copa do Mundo de 2014, ENEM e Fim do Vestibular.
Tivemos grande destaque na organizamos da vitoriosa Conferência Nacional de Educação - Etapa NH, a qual não ocorreria se não fosse o pulso firme da UENH.
Construímos junto à Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude e ao mandato da Deputada Manuela, uma ótima audiência sobre a criação do Estatuto da Juventude.
Marcamos presença em debates nacionais, e iniciamos a luta pelo Fim do Vestibular e a imediata aplicação de um novo método de acesso à universidade. Lutamos pela reforma no ensino médio com mais liberdade e participação do estudante na construção do currículo. Arrastamos toda a massa pelo investimento de 50% do Fundo do Pré-Sal em educação!!!
Não marcamos bobeira e protestamos contra o jeito demo/tucano de governar, no estado representado por Yeda/Feijó e denunciamos os absurdos que impuseram à educação gaúcha. Gritamos em alto e bom som que não aceitamos que essa turma continue governando o Rio Grande e muito menos volte a governar o Brasil.
Na cidade, fomos os primeiros a ressaltar os avanços que viriam à Novo Hamburgo, a partir do momento que fosse uma das cidades a abrigar alguma seleção para a Copa do Mundo de 2014. Pautamos a necessidade de um novo transporte público, com passagem mais barata, qualidade, passagem integrada e passe-livre estudantil. Levantamos a bandeira da criação do Conselho Municipal de direitos da Mulher e, principalmente, da Juventude.
Mas, com toda a certeza, o que contribuiu para que a gestão fosse vitoriosa, foi a entrada da entidade em diversas escolas e o surgimento de muitas lideranças. Quando dissemos na câmara de vereadores que "todo estudante é uma liderança estudantil", houveram tentativas por parte de alguns vereadores de ridicularizar-nos, e provamos, mais uma vez estar certos, quando assumimos o compromisso de trazer para a nossa luta, no mínimo um estudante por sala de aula. Conseguimos!
Entramos com toda a força e criamos raizes no 25 de Julho, Borges de Medeiros, CIEP, Arnaldo Grin, Clemente Pinto, Plangg, Boa Saúde, Pasqualini, Francisco Xavier Kunst, Getúlio Vargas e em muitas escolas da cidade.
Por fim, organizamos um grande 16° Congresso Municipal de Estudantes da Educação Básica e Profissional da UENH!
Invadimos todas salas de aula levando nossa política e, como resultado, arrastamos toda a massa para o congresso. Foram mais de 200 estudantes reunidos em uma tarde de domingo, em que os termômetros apontavam 35 graus, para discutir política e os rumos da UENH.
Com muita unidade elegemos a estudante do 25 de Julho, Gabrielle Mendonça, para estar a frente da próxima gestão da UENH, que sem a menor sombra de dúvidas, será muito vitoriosa!
Continuo na entidade, mas cumprindo outra tarefa, e com a renovação qualificada dos quadros na diretoria, digo que em 2010, a UENH vai arrastar toda a massa e conquistar a Nova Escola!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário