sexta-feira, 11 de setembro de 2009

12° CONEG: Integração Cultural e Conferência Nacional de Educação

No segundo dia de CONEG, intensificaram-se muito mais os debates.
Pela parte da manhã o debate foi:
AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Que contou com: Gonçalo Mello Mourão (Ministério das Relações Exteriores), Carlos E. Trejo Sosa (Cônsul de Cuba), Enrique Daza (Aliança Social Continental), Roberto Obregón (Presidente OCLAE), Socorro Gomes (CEBRAPAZ - Conselho Mundial de Paz).

A importância da cultura de paz foi debatida e os estudantes deixaram claro o repúdio ao golpe à democracia vivênciado em Honduras.

Na parte da tarde o debate foi muito produtivo:
CONSTRUINDO UM SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO. Que contou com: Augusto Chagas (Pres. UNE), Francisco das Chagas Fernandes (Coordenador da Conferência Nacional de Educação), Roberto Franklin de Leão (Pres. da CNTE), Daniel Caara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e Thiara Milhomem (representante da UBES na Organização da CONAE).

Este foi um dos debates mais produtivos e serviu para fortalecer ainda mais as propostas do Movimento Estudantil para a CONAE.
Debatemos todos os eixos da conferência e salientamos nossas propostas.
Usamos toda ênfase possível na necessidade de aplicar 50% do fundo social do Pré-Sal em educação.

Na parte da noite, dividimo-nos em grupos de discussão: COMUNICAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, COMBATE AS OPRESSÕES, MEIO-AMBIENTE, FINANÇAS, MOVIMENTO ESTUDANTIL, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, EDUCAÇÃO, CONJUNTURA.

Participei do grupo de MOVIMENTO ESTUDANTIL, onde debatemos as mudanças no Congresso da UBES, que passa a ser mais representativo e inaugura um novo momento na organização máxima dos estudantes.
A eleição de delegados para o 38° Congresso da UBES será feito com voto direto e em urna. Escolas com até mil estudantes elegem 1 delegado e a cada fração de 500, elege-se mais um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário