quarta-feira, 9 de setembro de 2009

12° CONEG: Ensino Médio, América Latina, Caribe e muita cultura

Durante o 12° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES que aconteceu no Rio de Janeiro, foram travados intensos debates sobre a educação brasileira, latino-americana e caribenha.
O primeiro debate foi sobre ENSINO MÉDIO INOVADOR e a mesa contou com: Iara Bernardi (Ministério da Educação), Tereza Porto (secretária de educação do RJ), Marco Antonio Raupp (SBPC), Augusto Chagas (Pres. UNE), Hugo Valadares (Pres. ANPG), Igor Bruno (Coordenador de Juventude do Rio de Janeiro).

O debate foi muito rico e tratou sobre a necessidade de aproximar a escola da realidade da juventude brasileira.
Os estudantes devem ter mais autonomia para interfrir na vida escolar, inclusive escolhendo parte das matérias da grade curricular, sem haver prejuízo nas disciplinas obrigatórias.
Além disso, precisamos inovar o ensino médio para que ele seja valorizado como espaço de vivência, proporcionando acesso à cultura e ao esporte e ainda, a unificação do ensino médio e técnico.
O Brasil pode viver um novo momento se souber pautar corretamente a exploração das riquezas brasileiras do Pré-Sal. Por isso, a UBES têm a ousadia de exigir, que o petróleo do pré-sal seja explorado por uma estatal e que 50% de seu fundo social seja aplicado em educação.

Debate 2: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE. Debatedores: Carlos Simões (Ministério da Educação), Ivana e Siqueira (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Luis Monteros (Ministério da Educação do Equador), Fernando Sosa (Asociación de Universidades Grupo Montevideo).

Foi um ótimo momento para entender a realiadade de outros países que são tão próximos ao nosso, tanto em distância quanto nas raízes.
Importância de uma integração Latino-Americana e Caribenha foi muito pautado. O Ministro da educação do Equador foi aplaudido ao anunciar a erradicação do alfabetismo em seu país!
Muitos repúdios ao golpe de Honduras. Nenhuma falta de democracia pode ser considerada normal!!!

A parte da noite foi para aproveitar a Escola de Samba Salgueiro e muita agitação na Lapa.

Amanhã escrevo sobre o segundo dia de debate: América Latina e Caribe: "desafios e perspectivas", "Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação" e "Movimento Estuantil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário