sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fórum de Gestores de Juventude

Aconteceu dia 06/08 na FAMURS, o Fórum de Gestores de Juventude, que também foi o lançamento da 1ª Semana Intermunicipal de Juventude.
Logo pela manhã, houve um debate envolvendo o representante do Ministério da Justiça Reinaldo Gomes, representante da Secretaria Estadual de Saúde Francisco e do Ex-prefeito de Cachoeirinha José Stédile.
Foi um bom momento para debater alguns programas elaborados pelo governo federal e estadual na área da juventude.
Gostei muito de ver o quanto o Ministério a Justiça vem travando com importância o assunto Juventude. Prevenção da criminalidade e construção de políticas afirmativas.
No estado as políticas ainda são extramemente insuficientes e nada abrangentes, sendo levadas apenas para a juventude de classe média.
O representante da Secretaria Estadual de Educação devia estar falando de outro estado, pois no Rio Grande do Sul o governo estadual não apoia a construção de Grêmios Estudantis, como ele afirmou.

Na parte da tarde houve o debate: Juventude e Esporte Amador. O debate foi mediado por Maurício Saraiva (Jornalista e apresentador da TVCOM) e envolveu o diretor técnico da FUNDERGS Italgani Mendes de Almeida e o Secretário Nacional de Esporte Educacional Júlio Filgueira.
Foi um bom momento pra discutir um dos temas que mais chama a atenção da juventude brasileira. Conferimos programas do Governo Federal como o 2° Tempo e a necessidade de implementação do Programa 2° Tempo Universitário. Foi consenso a necessidade da Secretaria Estadual de Esporte.

Por fim, aconteceu o debate sobre as perspectivas do cenário nacional de políticas públicas de juventude envolvendo a Deputada Federal Manuela d'Ávila, o Presidente do Conselho Nacional de Juventude Davi e o Secretário Nacional de Juventude Zé Ricardo.
Debatemos a importância da criação do Plano Nacional de Juventude, reforma política com cotas para jovens para que aconteça uma real renovação no cenário político e a necessidade de unificar os movimentos de juventude em torno da criação do Estatuto de Juventude.

Também foi empossada a direção do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude, tendo como presidente o Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Novo Hamburgo, militante da União da Juventude Socialista (UJS) e dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Roger Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário