terça-feira, 14 de abril de 2009

Livre acesso de verdade: Chega de vestibular!

Ontem fui entrevistado pelo Jornal NH sobre a proposta do MEC de unificação do vestibular nas federais. Acredito que minha resposta tenha pego de surpresa a jornalista que estava ao telefone: "Nós, do movimento estudantil, somos FAVORÁVEIS ao fim do vestibular!"
Ao contrário do MEC, não queremos apenas substituir o vestibular pelo ENEM, queremos um sistema único de avaliação mais eficiênte que seja aplicado de maneira seriada, ou seja, a cada ano do ensino médio.
Porém, o mais importante é que haja um grande debate na reformulação da maneira de ingresso nas universidades. Essa decisão no pode ser tomada por poucas pessoas. É fundamental que a ssociedade em geral, principalmente os estudantes participem desse debate.
Aliás, pautar tudo isso, se torna ineficaz se não houver uma reforma no ensino médio implicando em mais qualidade ao mesmo. Também é preciso travar o debate de assistência estudantil, para que os estudantes tenham condições de deixar suas cidades ou estados. Acessar a universidade é um problema que temos que resolver, mas não podemos esquecer de tratar a permanência dos estudantes no meio acadêmico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário