sábado, 25 de abril de 2009

Direção e militantes do PSOL anunciam filiação ao PCdoB em Erechim (RS)

Achei muito interessante a matéria a seguir, que retirei do site www.vermelho.org.br



Está marcada para o próximo dia 24 de abril, em Erechim, Rio Grande do Sul, a filiação de 43 novos integrantes ao PCdoB, ex-militantes do PSOL. Esse grupo foi fundamental para a vitória eleitoral da coligação que apoiou a candidatura do prefeito Paulo Alfredo Polis. Segundo o presidente municipal do PCdoB de Erechim, Fernando Barp, o pleito de 2008 mostrou a cidade uma divisão não só partidária, mas também ideológica.

Após 8 anos de mandato do PP (Partido Progressista) antigo PDS, formou-se uma coligação vitoriosa encabeçada pelo PT, tendo como vice o PMDB e também compondo a chapa o PCdoB e o PSOL.

Na época, o PSOL lançou quatro candidatos a vereador, obtendo mais de 800 votos e tendo peso fundamental para a composição final do legislativo. Porém, explica Fabrício Biazin, um dos candidatos, a direção nacional do PSOL não permitiu a coligação com o PT, segundo recomendação da executiva: “01. Dissolver imediatamente as comissões provisórias e os diretórios municipais que patrocinaram ou participaram de coligações com partidos políticos expressamente proibidos pela II Conferência Nacional do Partido, entre eles PT e PMD)”. Em virtude disso tentou de varias maneiras acabar com a participação do PSOL na coligação.

Porém, o PSOL possuía uma direção jovem e universitária, com total intenção de ajudar a derrubar uma dinastia de remanescentes da ditadura, formando assim uma coligação de centro esquerda (PMDB, PCdoB, PT e PSOL) concorrendo contra PP, PTB e outra chapa DEM, PSDB e PDT. A coligação saiu como vencedora, comenta Fernando Barp. A direção nacional do PSOL exigiu a saída do seu partido dessa coligação e a expulsão dos responsáveis.

A direção municipal do PCdoB de Erechim, tendo como Presidente Fernando Barp estabeleceu um bom dialogo com a militância do PSOL, pois já havia um vinculo de amizade e lutas e outras frentes, como na campanha para o diretório central dos estudantes da Universidade Regional Integrada (URI – Erechim). A militância do PSOL ao receber a ordem da executiva do Partido iniciou um dialogo com todos os partidos da base do governo, após uma conversa com a direção municipal e a coordenação regional optou pelo PCdoB, pela organização, pelo espaço que teriam, pela ideologia, e pelo vertical crescimento que o partido vem apresentando tanto em âmbito nacional como estadual.

Diônatan Rodrigues, ex-presidente do diretório municipal do PSOL e foi candidato a vereador em 2008, disse que a decisão foi positiva e que a expectativa de crescimento da sigla em Erechim é muito grande.

Já o vereador Juliano Roso, do PcdoB de Passo Fundo, que participou de reuniões com esse grupo, falando sobre a ideologia e posição do partido, comentou que a entrada destes 43 novos militantes para o PcdoB, significa a ampliação da base social do partido, o fortalecimento de uma esquerda consequente em Erechim e no Estado. A vitória do prefeito Polis na cidade representa uma virada histórica das forças que comandam o município e é fundamental fortalecer este projeto. “Este é um os objetivos do PcdoB”, salientou Roso.

Na próxima semana, dia 24 de abril, acontece o ato oficial de filiação destes novos comunistas, inclusive com a participação da direção estadual do PCdoB.

De Erechim Maurício Paim e Fernando Barp


Nenhum comentário:

Postar um comentário