sexta-feira, 17 de abril de 2009

Desinteresse pelos estudos ou aulas desinteressantes?

Li uma mantéria no site do Jornal NH (www.jornalnh.com.br), uma reportagem intitulada "Pesquisa sobre evasão escolar revela desinteresse pelos estudos", ela se baseia na pesquisa Motivos da Evasão Escolar elaborada pela Fundação Getúlio Vargas.
Segundo a pesquisa 40% dos estudantes entre 15 a 17 anos que abandonam a escola tem por motivo a falta de interesse em relação aos estudos.
A necessidade de trabalhar fica em segundo lugar, no índice da evasão escolar, com 27%. A dificuldade do acesso à escola atingiu 10,9% das evasões, segundo a Fundação.
O que não podemos fazer é credenciar aos jovens a responsabilidade desses números.
A escola está muito distante da realidade da juventude, que está por muitas vezes, separada do ambiente de estudo por altas grades e muros.
Em primeiro lugar, os estudantes enfrentam o desinteresse intitucional: falta de professores e desvalorização dos mesmos, falta de incentivos (e por aí segue a lista).
Depois, é inevitável perceber que os conteúdos e a metodologia aplicada está muito longe da realidade do estudante.
Há muito tempo, o movimento estudantil pauta uma ampla reforma na educação, com participação da comunidade escolar nos processos de decisão da escola. Uma reforma na grade curricular sem maquiagens. Permanencia e acesso. Assistência estudantil.
Precisamos dessa reforma na educação como reflexo de um grande dialogo com a sociedade, para resolvermos os problemas das escolas.

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