quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Projovem NH está com inscrições abertas

Retireo so site da Câmara de Vereadores de NH www.camaranh.rs.gov.br, é sobre a fala do Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Roger Correa, militante da União da Juventude Socialista (UJS), entidade a qual também faço parte. Segue a reportagem:


- Mais de mil vagas para jovens retornarem à escola
Roger Daniel Corrêa, Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Novo Hamburgo, usou a Tribuna na tarde desta quinta-feira, 19, para falar sobre o Projovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. O Programa está com inscrições abertas e é destinado a jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental.
O auxílio aos jovens atendidos visa à elevação do grau de escolaridade e à qualificação profissional. O ProJovem preocupa-se em estimular o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade. Além disso, os beneficiados recebem bolsa de R$100,00 mensais.
De acordo com Roger, Novo Hamburgo implantou o Projovem Urbano, que possui 700 vagas, e o Projovem Adolescente, com mais 400 vagas. "Estamos, inclusive, pleiteando junto ao governo federal mais oportunidades, pois ainda temos um mês de inscrições pela frente e 600 lugares já foram preenchidos", relatou.
O Coordenador pelo o engajamento dos vereadores nesta luta. "Temos 60 milhões de jovens no Brasil. Não podemos admitir que um parcela tão grande fique à mercê. A juventude é a maior vítima das mazelas sociais, por isso a discussão de políticas públicas para essa faixa etária é tão necessária".Investir no Projovem é promover um processo ainda mais inclusivo, acredita Roger Corrêa. Segundo ele, o Programa pode acelerar e garantir o crescimento econômico para o município.
O Coordenador informou, ainda, que, após licitação oficial, a Feevale foi selecionada para sediar os módulos profissionalizantes do programa. A utilização da mesma estrutura oferecida aos cursos superiores da Instituição pelos alunos do Projovem foi um dos pontos que contribuiu para que a Feevale fosse selecionada.As inscrições para o Projovem podem ser realizadas em 21 postos distribuídos pelo município. As aulas começam no dia 6 de abril.
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site www.projovemurbano.gov.br/site ou pelo 0800.722.7777.
Saiba mais sobre o Projovem-

O ProJovem Urbano tem como finalidade elevar o grau de escolaridade, visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

- O ProJovem Adolescente objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Destina-se a jovens de 15 a 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário