quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UENH pede passagem!



Realizado no dia 09 de dezembro, o 17° Congresso de Estudantes da Educação Básica e Profissional da União dos Estudante de Novo Hamburgo - UENH, reuniu mais de 350 estudantes de diversas escolas da cidade, e cerca de 150 delegados e delegadas, eleitos em sala de aula, representando um universo de 6 mil estudantes, sendo um dos maiores congressos da história da UENH.
O Congresso foi dirigido pelo presidente da Comissão de Credenciamento da UENH, Tiago Morbach, estudante do curso técnico Tradutor e Intérprete do Colégio Estadual 25 de Juho, e contou com a presença do Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do município, Roger Correa, da diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gabriela Freitas e do diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Leonardo Silveira, além da presidente estadual da União da Juventude Socialista - UJS, Ticiana Alavares.

O Congresso debateu as bandeiras de luta da UENH para o ano de 2011 e aprovou propostas que são o acúmulo de inúmeros debates desenvolvidos nas escolas da cidade e circularam em três eixos, referentes à reforma do ensino médio, com elaboração do currículo pela comunidade escolar, internet pública na cidade e política de transporte estudantil.
Ao final do Congresso, foi eleita por unanimidade para presidir a UENH no próximo período e aclamada de pé pelos estudantes, a estudante da Escola Vila Becker, Laura Schimittz.

Segue documento aprovado pelos estudantes, que exige a criação de uma política de transporte estudantil na cidade:

UENH pede passagem por uma política de transporte estudantil.
A União dos Estudantes de Novo Hamburgo tem história na defesa dos direitos dos estudantes e na luta por uma educação de qualidade capaz de construir um Brasil soberano e desenvolvido. Em seus 62 anos de atividades contínuas, a UENH acumula conquistas e caracteriza-se pelo caráter propositivo de sua organização, que consegue identificar problemas referentes à educação em seus diferentes níveis e apontar soluções, mantendo-se no caminho das lutas.
Dessa maneira, a UENH tornou-se referência na luta por um transporte público de qualidade e acessível à população hamburguense e, mais especificamente, aos estudantes da cidade, que já enfrentam diversas dificuldades para freqüentar a sala de aula, sendo a ineficiência do transporte público e o alto custo das tarifas mais um obstáculo.
Segundo alguns dados, cerca de metade dos estudantes que ingressam no ensino médio acabam abandonando os bancos escolares e, sem dúvidas, tarifas elevadas no transporte público dão uma grande contribuição.
A cada aumento no valor da tarifa, a cidade espera um posicionamento da UENH, o que comprova a referência que é a entidade no que diz respeito ao assunto.
Neste 17° Congresso a UENH vem a público dizer: somos contra o aumento das passagens! Mas mais do que isso, queremos a elaboração de uma Política de Transporte Estudantil, que contemple as necessidades dos estudantes que constroem no dia-a-dia o futuro do país.
Queremos prioritária e urgentemente, que a UENH participe do Conselho Municipal de Transportes e possa defender a opinião dos estudantes dentro do órgão, pois queremos ser ouvidos e não podemos ser excluídos das tomadas de decisão da cidade. Nós, estudantes, construiremos o futuro de Novo Hamburgo, mas essa construção começa no presente. Temos o direito de opinar e participar!
Na Política de Transporte Estudantil, a ser construída pela UENH em parceria com grêmios estudantis e setores da sociedade, assim como vereadores, administração municipal e empresas do transporte coletivo, deve constar que os horários das linhas devem condizer com os horário de entrada e saída das escolas. Também deve constar a segurança e o conforto dos usuários.
Outro fator importante é a maneira de aquisição do meio passe, que deve poder ser feita de maneira fracionada, ou seja, os estudantes devem poder adquirir suas tarifas mais de uma vez por mês, e também durante o período de férias, lembrando que o passe é estudantil, e não apenas para ir à escola. Afinal, freqüentar o cinema, o teatro, a biblioteca, até mesmo o lazer, são importantes para a vivência estudantil.
A UENH cobra a implantação do sistema de passagem integrada, lembrando que esta foi proposta de campanha do atual governo.
Cobraremos também, a gratuidade no transporte público para os estudantes carentes, também para estudantes bolsistas do ProUni.
Tratando-se de transporte universitário, a UENH levanta a importância de linhas próprias, integradas com a vindoura linha do metrô. Em horários de pico, o transporte é sempre problemático e altamente desconfortável.
Estas medidas, além de influenciar no acesso e permanência dos estudantes nas escolas e universidades, auxiliam a resolver agravantes problemas do trânsito na cidade.
Com este documento, a UENH reafirma a sua independência frente a organizações partidárias e governos. A UENH está sempre disposta a dialogar, ser convencida e a convencer, para isso, suas resoluções devem ser respeitadas, assim como sua importância para a cidade.
Este documento segue assinado pelos delegados e delegadas, assim como suplentes e observadores do 17° Congresso Municipal de Estudantes da Educação Básica e Profissional da União dos Estudantes de Novo Hamburgo, eleitos em sala de aula e representantes de milhares de estudantes hamburguenses.
Novo Hamburgo, 09 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário