segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Formatura das "ProUnis"


Graças ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) sou estudante de Jornalismo e serei o primeiro em minha família a ter um diploma de ensino superior.

Milhares de pessoas, assim como eu, beneficiadas pelo ProUni tem a oportunidade de mudar suas vidas. Foi nisso que pensamos quando lutamos pela sua implementação, quando o então Ministro da Educação, Tarso Genro chamou as entidades estudantis para discutir o programa. Quando desmascaramos aqueles que diziam que "distribuir" bolsas para jovens de baixa renda baixaria o "nível" das universidades. Foi por isso, que passamos em salas de aula, na época do Congresso da UENH em 2006, quando forças ditas de esquerda haviam espalhado mentiras a respeito de seus objetivos nas escolas de Novo Hamburgo.

Nós da UJS pensamos tanto no papel que a universidade pode jogar no desenvolvimento soberano de nosso país e lutamos tanto por ela, que foi com muito orgulho que vimos duas camaradas nossas se formando no último sábado.

A Tay, secretária de organização da UJS de Porto Alegre e a Gabi, tesoureira da UJS do RS, apilidadas carinhosamente de "as ProUnis da UJS" por terem organizado o 1° Encontro Estadual de Estudantes Bolsistas do ProUni, tem uma trajetória incrível na construção do movimento estudantil. Junto com outros militantes, elegeram mais de 50% dos delegados gaúchos para o Congresso da UNE, organizaram a chapa mais votada na eleição do Diretório Central dos Estudantes da ULBRA neste ano, e como elas mesmas disseram "somos da geração dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação".

Sábado formaram-se psicólogas!

A formatura delas, além de representar todo seu esforço, representa a universidade brasileira sendo pintada com as cores de nosso povo, com a alegria de nossa juventude. Representa esse novo Brasil que estamos vivendo!

Fiquei emocionado ao ver o Tarso Genro na formatura das gurias. Um reconhecimento. Reconhecimento do esforço da UNE e da UJS na luta pelo ProUni. Reconhecimento pelo esforço das gurias. Reconhecimento que estamos no caminho certo.

Muita gente fala que não adinata lutar. Que está tudo errado e vai permanecer assim. A Tayara, a Gariela e outros 700 mil estudantes bolsistas do ProUni são a prova viva que vale a pena!

Um comentário: