domingo, 11 de abril de 2010

UENH 62 anos

Confira o discurso da presidente da UENH no jantar comemorativo dos 62 anos da UENH em defesa da educação e do Brasil:


Boa noite a todas e todos, é uma honra recebê-los na semana de aniversário da cidade, para comemorar os 62 anos da União dos Estudantes de Novo Hamburgo, completos em 14 de março.
Ao longo desses 62 anos fomos protagonistas e é impossível lembrar da história de Novo Hamburgo sem lembrar da UENH.
A UENH foi fundada em 1948 antes mesmo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e logo precisou enfrentar a censura e o regime militar. Nos anos 80, embarcou na campanha "Diretas, Já!" e na mesma época, conquistou o direto ao meio-passe estudantil.
Na década de 90 atuou como linha de frente em todo o estado com a campanha "Fora Collor!". Sob a presidência de Fábio Juliano Wasem conquistou sua sede, localizada na rua Gomes Portinho, 294, onde permanece até hoje. Também foi aí, que começou a defender a vinda do metrô a Novo Hamburgo. Estes anos também são lembrados pelo combate ao neoliberalismo e sua política entreguista.
Os anos 2000 foram marcados por grandes passeatas pela paz e contra a guerra promovida pelos Estados Unidos. Também por inúmeras conquistas para a educação, como a vinda da UERGS para a cidade, a criação do PROJOVEM, do PROUNI e da Reserva de Vagas, além da criação da Lei da Meia-Entrada Cultural e Esportiva Estudantil. Hoje, comemoramos a vinda do Metrô.
62 anos se passaram. 62 anos em defesa da educação e do Brasil. Continuaremos olhando para frente.
Temos a convicção de que esta geração de jovens será a geração que resolverá grande parte dos problemas da educação e do Brasil, e esta solução virá de nossas riquezas naturais.
Defendemos que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam investido em educação! Para formar cidadãos, formar trabalhadores qualificados, formar pessoas que resolverão os problemas da saúde, da segurança, do desemprego, da habitação e do transporte.
Defender o investimento de 50% dos recursos do Pré-Sal para a educação é uma campanha em defesa de nosso povo.
Lutamos pelos estudantes, pela juventude, pelos trabalhadores. Lutamos pelo Brasil. Lutamos também, por aqueles que travaram o combate exigido em seu tempo, pois eles sempre estarão presentes.
ÉDSON LUÍS, PRESENTE!
HONESTINO GUIMARÃES, PRESENTE!
JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO, PRESENTE!
FÁBIO JULIANO WASEM, PRESENTE!
Com o Fábio aprendemos a ser disciplinados e a amar Novo Hamburgo.
Fábio Wasem continua vivo em cada um de nós. Em nosso ânimo, nosso entusiasmo, nossa abnegação, coragem e paixão herdados desse grande líder e grande amigo.
Lembrando nossa história lembraremos de Fábio Wasem, lutando por nossa cidade honraremos o seu nome!
Continuaremos sua luta. Estaremos mais tristes, é verdade. Mas também mais fortes, mais entusiasmados e mais convictos!

Muito obrigado, estas são as saudações estudantis!

Um comentário:

  1. Essas palavras passam na minha cabeça como um filme e tomam meu coração de saudade e esperança.

    ResponderExcluir