segunda-feira, 5 de abril de 2010

À minha cidade, ao meu lar!


Com o tempo, conforme fui lutando para resolver os problemas de Novo Hamburgo, aprendi a amar minha cidade.
Novo Hamburgo, Nóia ou simplesmente NH, possui inegáveis problemas e também muitas qualidades. Durante anos ouvi dizer que o povo daqui é muito conservador e por certos momentos concordei. Mas como levar isso em consideração quando uma cidade como Novo Hamburgo permitiu o enraizamento de movimentos sociais ou mesmo de pessoas tão progressistas? Nossa história se confunde com a de nossa cidade.
83 anos. Militei na União dos Estudantes de Novo Hamburgo e sei que esta cidade existiu apenas 21 anos sem uma UENH. Sei que ocupando escolas e ruas a cidade foi ouvindo nossas reivindicações. Foram necessários muitos anos de lutas, passeatas e brigas para que houvesse o meio-passe para os estudantes no ônibus, a meia-entrada cultural e esportiva, a vinda do metrô e por aí seguimos construindo Novo Hamburgo.
Para não sair do campo do Movimento Estudantil, a cidade consagrou inúmeros nomes que seguiram a sua atuação fora da cidade como foi com Carla Santos que presidiu a UENH e em seguida a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, ou que mantiveram-se na cidade como Fábio Wasem. Não dá pra chamar uma cidade com tantas lideranças do campo progressista de conservadora.
Muitas vezes, passamos o tempo longe de Novo Hamburgo, mas ao voltar para cá, sentimos a sensação de ter um lar.
A sensação de chegar de carro pela BR 116 e ver a cidade ao longe, de contemplar um dos mais bonitos cartões postais daqui ao pegar a linha Vila Mentz, no bairro Primavera e observar a lua Cheia sobre o centro da cidade, ao descançar na escadaria da Gomes Portinho, tomar um café nas Bancas da Pedro Adams, se cansar subindo as lombas para chegar na Liberato, se perder nas estradas confusas de Lomba Grande, encontrar os amigos em um bar, também na Pedro Adams, jogar basquete nas quadras perto da "praça do foguete"...
Parabéns Novo Hamburgo, pelos 83 anos, mais anos virão e nós seguiremos construindo essa cidade, com nossos sonhos e nossas lutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário