quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Posse da UEE-RS

Estou enfrentando o calor de Porto Alegre, no curso do PCdoB, no momento estou no intervalo da aula de economia. Ainda quero escrever sobre as atividades do Fórum Social Mundial e sobre o próprio curso, mas enquanto não tenho tempo reproduzo aqui a matéria publicada no site da UNE sobre a posse da UEE-RS que aconteceu no acampamento Intercontinental da Juventude em Novo Hamburgo.


UEE Livre/RS toma Posse no Acampamento Intercontinental da Juventude

Diretoria da recém-reconstruída UEE-RS toma posse em pleno Acampamento Intercontinental da Juventude, no Fórum Social Mundial/POA, com a presença de estudantes e diversas figuras importantes da política gaúcha.

Ao marcar a posse da UEE/RS para o Fórum Social Mundial o objetivo da nova diretoria era aproveitar o momento para reunir um grande número de estudantes. Mal sabiam que a atividade reuniria, também, grandes figuras da esquerda gaúcha, brasileira e até representação internacional. No dia 28 de janeiro, no Acampamento Intercontinental de Juventude na Lomba Grande em Novo Hamburgo, foi empossada a nova gestão da União Estadual dos Estudantes do RS – Dr. Juca (UEE-RS).

A posse contou, inicialmente, com um debate sobre a história do movimento estudantil gaúcho coma presença do Deputado Federal Pepe Vargas (PT/RS) – diretor da UEE entre 1982 a 1984 e Davi Fiacovi, presidente da UEE em 1979. Juntaram-se a eles durante a atividade o Presidente daUBES, Yann Evanovick, a Vice Sul da UNE, Eriane Pacheco, a Superintende do Grupo Hospitalar Conceição Jussara Cony, o Deputado Estadual Ronaldo Zulke (PT), Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB/RS), Prefeito de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann, Ex-Governandor Olívio Dutra e o Senador Uruguaio da Frente Ampla, Carlos Baraiba. O Ministro da Justiça Tarso Genro também prestigiou a posse enquanto aguardava o começo de outra atividade.

Sobre a memória da UEE, Pepe relembrou quais eram os anseios daquela geração e as bandeiras de luta para a educação no estado: “Lutávamos para a democratização da universidade, para termos um ensino público, gratuito, democrático e ao lado dos trabalhadores. Onde as pessoas sejam formadas e mantenham vínculos orgânicos com a idéia da transformação social.” – anseios que se mantém atuais.

Também resgatou a ideia da construção do Cio da Terra, o 1º Encontro da Juventude Gaúchaorganizado pela UEE que foi a preparação do que viria a ser o Acampamento Intercontinental da Juventude, onde além da parte cultural, que é importante, organizamos um conjunto de debates e temas para uma juventude reprimida pela ditadura militar. As discussões permearam entre cultura, arte, liberdade de expressão, saúde, educação, partidos políticos, movimentos sociais, ambiental, sexualidade e drogas. “Esses temas continuam sendo discutidos no Acampamento de Juventude”, afirmou Pepe.

Pepe finalizou relembrando a fala do Sociólogo Boaventura Souza dos Santos que disse que o Fórum Social Mundial, FSM, está desafiado a ser FSMEM, ou seja, Fórum Social Mundial Em Movimento, ou seja, “cada entidade deve levar o Fórum para os movimentos em que participa”, completou.

A próxima fala ficou por conta de Davi Fiacovi que presidiu a entidade na primeira gestão pós ditadura militar. Fiacovi também participou da reconstrução da UNE, em 1979. Ele lembra que durante a ditadura militar a direita no estado organizou o Diretório Estadual de Estudantes, DEE. “Hoje os neoliberais estão tentando criar de novo, através da Colômbia. Levam os caras fazer cursinho para colocar ideologia de direita na cabeça do estudante”, afirma. Para finalizar ele cita que esse é um momento ímpar, de muita alegria, “pois vocês são herdeiros desta tradição de luta dos estudantes gaúchos. Também nos orgulham ao prestar está homenagem a grande figura que foi João Carlos Hass Sobrinho – Dr. Juca”, finalizou.

Quem também lembrou do Dr. Juca foi a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e ex deputada, Jussara Cony. “Convivi com Dr. Juca ele era aquele que trouxe sua individualidade, sua luta, a sua coragem, a capacidade técnica ligada aos princípios, a ideologia política para a construção de um Brasil melhor”, relembra.

Antes da fala dos atuais coordenadores da UEE, foram convidados para dar uma saudação o ex-governador gaúcho Olívio Dutra e o Senador Uruguaio Carlos Baraiba. Olívio saudou a todos dizendo que se queremos construir uma nova sociedade é importante organizar a juventude. “Com uma juventude desorganizada ou acomodada não se constroi a mudança, o diferente, não se faz transformação para todos e todas”, afirmou. Em sua fala Baraiba manifestou sua intenção de participar novamente do acampamento de juventude. “No acampamento que eu visitei em Belém pude que é mentira que a juventude não se interessa por política. As experiências que tive no acampamento me acompanharam por todo o ano nas discussões que fiz no Uruguai”, confidenciou.

Por último vieram as falas dos novos coordenadores eleitos da UEE/RS. Henrique Porto Lusa apresentou as diretrizes para a gestão. O objetivo é fazer que a UEE seja uma entidade de luta. “Ela é uma entidade que tem no seu passado a defesa da educação pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Nós estudantes, que temos hoje a tarefa de estar reconduzindo a UEE no próximo período, temos muitas responsabilidades, com o próprio cenário político que está colocado hoje, mas também pela história desta entidade”, pondera Henrique.

Como lutas a UEE está a defesa da UERGS e a destinação de 50% do Fundo Social do Pré Sal para a educação. Também está na pauta a construção de um movimento estudantil que seja unitário, “um movimento estudantil que dialogue com os setores que hoje estão fora da UEE, para que tenhamos um movimento organizado, atuante e que dispute a pauta política do próximo período no Rio Grande do Sul e no Brasil”, finalizou.

À frente da entidade gaúcha, Rodrigo da Luz de Jesus agradeceu à UNE o auxílio na reconstrução da UEE. “É importante garantirmos a unidade do movimento estudantil para lutarmos por recursos do Fundo Social para a educação”, afirma. Ele defendeu que o Rio Grande do Sul também tem que ter um Fundo Social com os “royalties” que receberá do Pré-Sal. Também reforçou a importância de lutar contra o sucateamento da UERGS, “a gente não pode mais ter unidades da UERGS sem vestibular. Parece que alguns governantes não querem que o jovem vá para o ensino público”, sentenciou Rodrigo. Para finalizar o estudante fez um chamamento a todos os estudantes para a construção do Conselho de Entidades de Base para discutir os rumos da entidade e construir uma UEE unificada.

Fonte: UEE-RS

Imagens: Alexandre Masotti e Roque Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário