quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Alguma coisa está fora da ordem, por Manuela

O recente episódio da estudante expulsa da sala de aula pelos colegas por estar usando um vestido curto mostra que há algo fora de ordem na nossa sociedade.
O fato em si merece a condenação de todos, dado seu caráter autoritário e violento. Não existe nenhuma justificativa para a atitude fascista dos alunos e para a passividade e certa cumplicidade da direção daquela unidade.
E foi chocante também a cobertura de determinados veículos, que buscaram debater se a roupa da jovem era ou não “adequada”.
A gênese desse raciocínio comporta a culpa das mulheres vítimas de violência sexual, das mães de crianças vítimas de abuso e mesmo as agressões e assassinatos de homossexuais.
O aspecto mais grave da agressão sofrida pela jovem de São Bernardo do Campo é a reação coletiva da multidão, que segundo imagens divulgadas pela internet mobilizou praticamente toda a universidade.
Nossa sociedade precisa debater com mais profundidade esse triste episódio, pois ele demonstra de forma clara como é preciso avançar no debate sobre os direitos humanos.
Os direitos humanos são a base de nossa convivência em sociedade. Entendo que é difícil para os saudosistas dos tempos do arbítrio defender um sistema de regras que nos colocam de forma igual perante a lei e aos outros, mas este é arcabouço legal mínimo para uma democracia.
A intolerância com os que pensam de forma diferente é a base de uma ideologia que a História derrotou, mas que vez ou outra ainda se manifesta.
A transformação da vítima em culpada tem a mesma lógica e deve ser derrotada também.
É tarefa de todos nós a construção de um mundo fraterno, e esta construção se faz todos os dias em todos os lugares. Nas ruas, nas empresas e nas escolas.<

*Deputada federal (PC do B)


Artigo originalmente publicado no jornal ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário