sábado, 19 de setembro de 2009

Estudantes de NH tomam as ruas pelo "Fora Yeda, Já!"

Transcrevo aqui, parte da minha fala na Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, sobre a manifestação que ocorreu em Novo Hamburgo. (Foto: Jornal NH)

"Gostaria de saudar a todos presentes, pois é esta casa lotada, que garante a democracia em Novo Hamburgo.
Venho em um momento oportuno falar sobre a educação brasileira e gaúcha. Em um momento que a educação municipal vem sendo tão discutida.
Hoje pela manhã (17/09), mais de 500 estudantes participaram de uma grande manifestação promovida pela União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH) e União da Juventude Socialista (UJS) em defesa da educação.
E há muito o que se defender e também o que conquistar.
Hoje, no Brasil, a luta do movimento estudantil é pela ampliação do PROUNI, pela defesa da reserva de vagas, garantia do FUNDEB, fim do vestibular e por uma radical reformulação do ensino médio, pois da forma com que ele é apresentado não condiz mais com a realidade e os interesses da juventude e do povo brasileiro.
Enfim, a luta do movimento estudantil brasileiro é por avanços e conquistas.
Esse novo cenário da política nacional, permite inclusive que os estudantes lutem para que 50% do fundo social do Pré-Sal seja investido em educação, conseguindo finalmente com que os grandes problemas que assolam nossa educação possam ser solucionados. Para isso, precisamos que esse recurso natural seja explorado pelo Brasil, enterrando de vez a política enteguista que domina parte dos estados do nosso país incluindo o Rio Grande do Sul.
Aqui no nosso estado, o cenário é inverso, a palavra de ordem é Resistir!
Quando os estudantes chegam na escola encontram uma educação sucateada, com professores desvalorizados e criminalizados, até. Encontram turmas lotadas.
Em contraste a isso, quando os estudantes chegam em casa, ligam a TV e assistem aos vários casos de corrupção envolvendo o Governo do estado.
Por tudo isso, os estudantes tomaram as ruas em uma grande passeata, que envolveu as maiores escolas públicas estaduais da cidade, e mesmo enfrentando a chuva, demonstraram estar qualificados e politizados, calando aqueles setores da sociedade hamburguense que dizem que o movimento estudantil estaria carente de lideranças. Nós dizemos que hoje, todo estudante é uma liderança do movimento estudantil.
E esses estudantes paralisaram as principais ruas da cidade e até mesmo rodovia federal BR116, com muita irreverência, defendendo a educação e exigindo a imediata apuração dos casos de corrupção, e que, caso sejam comprovados, que os responsáveis sejam punidos!
Mas é importante dizer que os estudantes foram às ruas por discordar da política adotada pelo governo do Rio Grande do Sul para a área da educação. Contra o jeito tucano e neoliberal de governar, que vem demonstrando-se cada vez mais, através da grave crise mundial e até mesmo da crise vivenciada pelo RS, ineficiente. Não existe resposta neoliberal para os problemas dos estudantes e do povo!
Por isso nós dizemos que o RS precisa de um governo, pois o que aqui está, encontra-se paralisado. Exigimos o impeachment da governadora Yeda. Fora Yeda e Feijó e a política que representam para o Rio Grande.
Quero por fim agradecer aos esforços da UENH e da UJS que na semana que vem completa 25 anos de história, sendo festejado com uma grande passeata em Porto Alegre. Também ao apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Sindicato dos Sapateiros, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Metalúrgicos e à União das Associações Comunitárias (UAC), também ao SINDPROF.
Por fim, agradecer aos professores e diretores que compreenderam a importância da participação dos estudantes e lembrar àqueles que não compreenderam, que os estudantes serão bastante criteriosos na eleição dos diretores!
Saudar o vereador Betinho, que apresentou semana passada o projeto que instituiu a semana municipal do estudante.
O movimento estudantil está vivo e cada vez mais forte!
Viva a luta do povo, dos trabalhadores, dos estudantes e professores por uma nova escola, pública, gratuita e de qualidade!!!

Um comentário:

  1. Querido Tiago!!
    Que orgulho ler a sua fala para tantos estudantes necessitados de uma educação pública de qualidade. Saiba que estou na luta com você nessa batalha tão grandiosa! Venho pedir uma ajuda nesse delicado momento que os professores da rede municipal estão passando. Estão querendo acabar com o nosso plano de carreira e é a hora e momento de acontecer a união entre nós professores e vocês estudantes! Queremos o apoio a nossa educação municipal que está atravessando por muitas dificuldades...obrigada!!

    ResponderExcluir