quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Canto a esperança de um mundo novo" - 25 anos de UJS

Há seis anos atrás eu era um menino tímido, quieto e estudioso. Um menino que se indignava com a necessidade de comprar uniforme para poder frequentar uma escola pública e resolveu unir todos os estudantes contra a direção da escola em questão.
Naquela época, meu irmão me convidou a engressar na União da Juventude Socialista (UJS), o que sem dúvida alguma, mudaria minha vida!
Desde então, aprendi a enfrentar minha timidez e a dialogar. Ser critico e permitir que se façam criticas a mim. Respeitar a todos que pensam diferente mas defender com firmeza minha opinião. Ser aberto a mudanças. Aprendi a sonhar, sempre, mas com os pés no chão abir portas para a concretização de nossos ideais.
Tive que aprender a dar respostas rápidas para os problemas e sempre manter o bom senso. Avaliar todas as variáveis. Ser ousado!
Mas o que a UJS mais me ensinou, foi a amar todas as pessoas e por isso lutar por elas.
Ontem, a Gloriosa UJS completou 25 anos de história, mudando a vida de muitos jovens, que como eu, dedicaram algum momento de suas vidas para a construção da entidade, para a construção do socialismo.
Mudando também a vida de jovens que talvez nem a conheçam, mas que podem entrar na universidade através do PROUNI, que é o exemplo de um programa tão defendido pela UJS.

Nascida em 1984 herdeira daqueles que lutaram contra a ditadura militar no Araguaia, enraizou-se no movimento estudantil e trouxe importantes conquistas para a juventude e o povo brasileiro. Do voto aos 16, "Fora Collor", luta contra as privatizações, à eleição do Lula e conquista de importantes avanços para a juventude, a UJS manteve-se fiel ao seu manifesto e desafiou-se sempre.
Minha contribuição para a UJS é pequena, se considerarmos o envolvimento dos milhares de jovens espalhados no Brasil inteiro. Mas é impossível pensar no Brasil e não pensar na UJS.

Crescemos muito. Elegemos a deputada mais votada do Brasil (Manuela) e até no Ministério dos Esportes nós estamos (ministro Orlando Silva).Também cresci. Nunca vou esquecer do que me disse uma companheira do Grêmio Estudantil do 25 de Julho: "quem não te conhece não sabe o quanto as tuas mãos tremem antes de passar em sala de aula".
Pois são assim os militantes da UJS. Enfrentam tudo, até seus medos para construir um Brasil mais justo, um Brasil socialista!!
Como diz nosso manifesto:
"Nos bancos das escolas e universidades, no cotidiano do trabalho das fábricas e repartições, nas periferias, no duro ofício de lavrar a terra, nas praças, ruas, palcos, quartéis, campos, praias e festas dizemos: Presente!

Somos milhões de faces que dão a cara jovem ao Brasil. Somos socialistas porque, somos jovens e andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade - desejos que são diariamente frustrados nessa sociedade capitalista que não tem perspectiva e só nos oferece a desilusão e a exploração.

[...]
É para construir essa vida nova era que te convidamos. A solidão não cabe para nós, pois vivemos a luta deste tempo - cruel sim, mas também desafiador. Juntos escreveremos a história desse novo Brasil que desejamos.

Aqui, na União da Juventude Socialista, vão se encontrar as bandeiras vermelhas, verde-amarelas e os nossos anseios, nossa rebeldia, nossa solidariedade e a luta diária pelo Socialismo. Não nascemos para o silêncio, nascemos para cantar e viver outra vida, melhor e mais justa. Assim será a república de trabalhadores que ajudaremos a construir. Nela estarão "os meninos e o povo no poder...". Nela estará hasteada bem alta a bandeira do Socialismo e, nas faces, estampada a nossa alegria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário