domingo, 2 de agosto de 2009

Associação de Moradores e a diferença entre vitórias.

Cheguei há pouco tempo do bairro Canudos, onde acontecia a eleição da Associação de Moradores de lá. Talvez eu nunca tenha passado por um momento com tantas oportunidades de aprender!
Aprendi que unir e dialogar, é melhor do que ser estreito e sectário.
Que ter humildade e compreensão pode gerar um grande respaudo pela sociedade.
Que mesmo quando as coisas não saem exatamente como planejamos, precisamos seguir em frente.
Mas o mais importante de tudo é que ganhar nem sempre é vencer!

Aproveitei a semana de férias e corri para o Canudos ajudar na mobilização da chapa 4, que é uma união de esforços entre partidos e lideranças comunitárias que nem sempre tem opiniões iguais, mas tem em comum a vontade de lutar por uma cidade melhor.
Acontece que Canudos é o 3° maior bairro do estado, portanto foi extremamente cansativo. Visitamos cada canto do bairro que geralmente é esquecido por muitos. Vimos de perto crianças descalças em um frio de 10°.
A cada reunião de avaliação pude perceber o brilho no olhar de cada morador que sempre acreditou que algo pode mudar, e, tenho certeza, com o esforço daquelas pessoas, muitas conquistas ainda virão.
Enfrentamos todo o poder de quem tem MUITO dinheiro e NENHUMA vergonha na cara!
Enfrentamos aqueles que nunca deram importância alguma para o movimento social, mas "de repente" perceberam que uma associação de moradores pode ser-lhes útil aos seu desejos obscuros.
Não ganhamos a eleição, mas saimos vitoriosos. Unimos pessoas e partidos que acreditam em um futuro melhor e estão dispostos a lutar lado-a-lado dessa trincheira. Não tinhamos uma máquina de dinheiro à nossa disposição e não usamos pessoas que tinham o dever de ser neutras ou ao menos não se expôr. Não batalhamos para servir um desejo de revanche.
Digo que saimos vitoriosos pois ampliamos MUITO nossa base! Reunimos muitos moradores que dedicaram algumas horas de seu domingo para votar na chapa 4 e exercer a democracia não apenas ali na urna, mas também no dia-a-dia do bairro.
Parabéns Vanderlei, Pedrinho, Dona Neiva, Getúlio, Fátima que demonstraram muita consciência e fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns a todos que ajudaram a construir a chapa e continuarão construindo a luta dos moradores.
Parabéns Fábio, Danusa, Ana, Juliana, Cindy e Fernanda que cuidaram da parte mais estratégica.
Parabéns Jorge Velho (Pres. da UAC) pela excelente condução do pleito.
Parabéns!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário