quarta-feira, 15 de julho de 2009

Câmara presta homenagem à UNE

Retirado de http://www.manuela.org.br/

O Plenário da Câmara prestou homenagem nesta quarta-feira, 15, à União Nacional dos Estudantes. Proposição da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB/RS), que preside a mesa da Sessão Solene, o evento comemora os 30 anos de reconstrução da entidade.

A sessão tem um caráter especial, pois há exatos 61 anos, no dia 15 de julho de 1948, a juventude brasileira representada pela UNE tomava as ruas do Rio de Janeiro com o lema “O Petróleo é Nosso”. A campanha, apoiada por milhões de brasileiros permitiu ao país, que a Petrobras fosse criada e desenvolvesse a mais avançada tecnologia na extração de petróleo em águas profundas do mundo.

Diversos deputados, dirigentes e ex-presidentes da UNE fizeram pronunciamento, incluindo o deputado Federal Aldo Rebelo e o Ministro do Esporte, Orlando Silva.

Para Manuela, "este é um momento especial, como militante do movimento social, como ex-dirigente da UNE e como brasileira, já que é a entidade é uma das principais organizações brasileiras em defesa do povo, da democracia e do desenvolvimento”.

Além de se tornar escola política de muitos deputados federais, a UNE foi o fórum de debates de jovens do país. Atualmente passados mais de 60 anos da campanha “O Petróleo é Nosso”, os estudantes ainda continuam nas ruas em defesa do Brasil. Para a deputada Manuela, “esta motivação só é possível graças a coragem e a determinação dos estudantes brasileiros”.

A sessão solene também abre as atividades do 51º Congresso da UNE, que ocorre em Brasilia, dos dias 15 a 19 de julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário