terça-feira, 16 de junho de 2009

Lei Eleitoral permitirá blogs, Twitter e YouTube

Retirado de www.manuela.org.br


Diferentemente da campanha de 2008, a disputa do ano que vem será marcada por uso livre de recursos da internet

Inspirados pela campanha do presidente americano Barack Obama, que no ano passado explorou ao máximo recursos o
ferecidos pela internet, deputados e senadores devem incluir na Lei Eleitoral que regulamentará o pleito do ano que vem a possibilidade de uso de blogs, Twitter, YouTube e Orkut.

Nas eleições municipais do ano passado, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitou a campanha apenas ao site oficial do candidato – que deveria ser retirado do ar após as eleições.

O debate da Lei Eleitoral será retomado hoje pelos líderes partidários na Câmara. Segundo o deputado Flávio Dino (PC do B-MA), que coordena os trabalhos sobre o tema, a ideia é que seja colocado primeiro em votação o uso da rede mundial de computadores nas campanhas. Em outro momento seriam discutidas questões polêmicas como fidelidade partidária e financiamento de campanha. A proposta deve regular o uso de e-mails e redes sociais na internet pelos candidatos, além de determinar as regras para doações por meio eletrônico.

Para a deputada Manuela, que apresentou o projeto na Câmara, "a internet cumpre papéis muito importantes no processo eleitoral: a democratização do acesso à informação por parte dos eleitores, com muitas ferramentas de acesso. E o barateamento das campanhas eleitorais, que facilita o acesso de parlamentares ligados a movimentos sociais a comunidades mais empobrecidas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário