sábado, 30 de maio de 2009

Unanimidade Vocacional (jornalismo).

Com a aproximação das inscrições do ENEM tenho me perguntado se estou certo da profissão que quero seguir.
Durante um (curto) período da minha vida, penei em fazer Artes Cênicas. Desistindo, comecei a pensar em fazer Letras.
Durante muito tempo tive a certeza de que gostaria de fazer história, e isso até hoje me agrada. Mas de uns dois anos pra cá, decidi fazer JORNALISMO. Tudo o que eu gosto de fazer reunido em uma única área.
Pra enterrar de vez a dúvida, procurei alguns testes vocacionais na internet. Todos diziam que não podemos nos basear apenas neles, mas gostaria de postar aqui alguns dos resultados.

TESTE #1:

- Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo, letras etc.

[Na mosca]

TESTE #2:
Neste teste, temos que cruzar os três grupos em que somamos a maior pontuação:

SOCIAL
O tipo Social gosta de carreiras como professor, terapeuta [pff], religioso [sério?], conselheiro, psicólogo e enfermeiro [?]. Normalmente gosta de estar cercado de pessoas, está interessado em se relacionar bem e gosta de ajudar outras pessoas. É descrito como convincente [eu?], cooperativo, amigável, generoso, útil [bom, pelo menos isso], idealista, amável, paciente, responsável, social, simpático, diplomático e compreensivo. Suas principais características são receptividade, responsabilidade, capacidade de persuasão, generosidade e tolerância.

[Uau]

ARTISTA
Gostam de carreiras artísticas como compositor, músico, diretor de cena, dançarino, decorador de interior, ator e escritor. Normalmente tem habilidades artísticas, gosta de criar trabalho original e tem uma imaginação boa. O tipo Artista pode deixar as pessoas completamente desnorteadas com sua impulsividade e FALTA DE SENSO PRÁTICO [na mosca de novo]. É intuitivo, criativo, imaginativo e traz novas maneiras de encarar problemas e encontrar soluções. Geralmente gosta de trabalhar com idéias criativas e auto-expressão mais que rotinas e regras. É descrito como complicado [hehe], desordenado [MUITO], emocional, expressivo, idealista, imaginativo, impulsivo, independente [nem tanto], introspectivo [bastante], intuitivo, fora dos padrões [o que quiseram dizer com isso?], mente aberta e original.

[GOSTEI MUITO DESSE, ACIMA]

EMPREENDEDOR
Pessoas que gostam de carreiras empreendedoras como comprador, promotor de esporte, produtor de televisão, executivo empresarial, vendedor, agente de viagens, supervisor e gerente [nunca]. Normalmente tem liderança [não mesmo] e habilidades para falar em público [nem pensar]. É interessado em dinheiro e política [tá, isso pode ser]. Gosta de persuadir os outros [aham] e é descrito como conquistador [que piada, hehe], aventureiro, agradável, ambicioso, exibido [?], dominador [não], enérgico, impulsivo, otimista, aventureiro [de novo?], popular [de jeito nenhum], autoconfiante e sociável.

Por fim, diz que eu poderia ser um PROFESSOR PRIMÁRIO.

Pelo amor de Deus.

Fico com o meu jornalismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário