sábado, 31 de janeiro de 2009

O Sol, a Peneira e a mão invisível


Li uma matéria no jornal que trata sobre os equívocos do Fórum Econômico que acontece em Davos, suas previsões otimistas que tinham por objetivo "tapar o sol com a peneira" e transmitir a visão da imortalidade do capitalismo.

Foi impossível que eu não percebesse o contraste com o Fórum Social Mundial - qie praticamente foi expulso da Porto Alegre por setores reacionários, comparsas deste mesmo jornal em que li a matéria - que hoje está sendo realizado em Belém. Ao contrário das falácias do fórum economico, o Social demosntrou que todas as suas "previsões" tornaram-se realidade e a crise economica mundial, que é simplesmente - se pode-se assim o dizer - a crise do capitalismo.

Ricaços donos de mega-negócios, que sempre defendem o estado mínimo, agora pedem "esmola" ao governo para não abrir mão de nenhuma regalia. A mão invisível que controlaria o mercado resolveu tirar férias - talvez fazendo um cruzeiro pelas Bahamas. Em contraponto, as grandes empresas demitem seus funcionários desnecessáriamente ou os obrigaam a abrir mão de seus direitos trabalhistas - que são conquistas dos trabalhadores.

Alheios a tudo isso, a grande mídia continua questionando a importância do Fórum Social Mundial.

Um comentário:

  1. Oi Tiago, que bom que você criou um blog este é um bom espaço para refletir e contemplar o mundo. parabéns!
    Olha só mudei meu endereço se você quiser me adiciona novamente. http://giautopsicografa.blogspot.com/

    ResponderExcluir